sexta-feira, 18 de junho de 2010

BRASILEIRO


Estamos em pleno período de Copa do Mundo. Este ano o campeonato está acontecendo na África do Sul e é a primeira Copa que o Musiqueiro João (que está com 6 anos) está curtindo. Pinta os cabelos, canta o hino, vê (ou tenta) os jogos, discute sobre futebol com os amigos e coleciona figurinhas.
Mas além da Copa do Mundo há também a Escola. Dia desses o João veio para casa com tema para fazer. A ordem da tarefa era: Procure em jornais e revistas e recorte palavras que comecem com a letra “B”. A mamãe ajudou o seu filho musiqueiro com a tarefa e assim foram encontrando: bolsa, bota, bola, Brasil, Bernardo e Brasileiro.
Sempre que o tema de casa é procurar palavras para recortar e colar no caderno, a mãe pede para o musiqueiro ler as palavras que encontra e depois pergunta se ele sabe o que elas significam. Neste dia não foi diferente.
Mas quando perguntou para o filho: “Você sabe o que é ser um brasileiro?” Embalado pelo clima da Copa do Mundo, o musiqueiro respondeu: “Sei. Brasileiro é quem torce pelo Brasil”. A mãe o corrigiu, dizendo: “Não, filho, brasileiro é quem nasce no Brasil. Eu, você, o papai, o mano, somos todos brasileiros porque nascemos no Brasil”.
Mais tarde, pensando na resposta do filho, a mãe deu-se conta de que o filho estava certo, ser brasileiro é torcer pelo Brasil, sim. E isso não tem nada a ver com futebol, embora também possa.
Torcer e fazer acontecer para que nosso país (assim como nosso estado, cidade, bairro, vizinhança e tudo o que nos certa e nos constitui) dê certo é o que nos faz, de fato, BRASILEIROS. O musiqueiro já sabia isso desde pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário